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ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO AÇÚCAR BRASILEIRO NO MERCADO INTERNACIONAL, 1990 A 2004 AgEcon
Martins, Alexandra Pereira; Maciel, Marilia Fernandes; Rosado, Patricia Lopes; Lirio, Viviani Silva.
Mudanças ocorridas na economia mundial, como liberalização de mercados e formação de blocos, têm exigido que países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, acompanhem tais transformações principalmente no que se refere à busca por produtos diferenciados e de maior qualidade. Diante disso, o setor açúcar iniciou um processo de reestruturação produtiva, visando estimular a modernização e, com isso, ampliar sua competitividade no comércio internacional. Considerando a importância desse setor para a economia brasileira, no que se refere à participação no PIB e na geração de divisas, objetivou-se neste trabalho avaliar a competitividade das exportações brasileiras de açúcar, no período de 1990 a 2004. O modelo teórico utilizado esta fundamentado na Teoria...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Competitividade; Mercado internacional; Açúcar; Competitiveness; International Market; Sugar; Agribusiness; International Relations/Trade.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/113188
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ANÁLISE DA ESTRUTURA ESPACIAL DO MERCADO BRASILEIRO DE SUÍNOS AgEcon
Rosado, Patricia Lopes; Maciel, Marilia Fernandes; Lima, Joao Eustaquio de.
Objetivou-se, neste trabalho, analisar o padrão e o grau de integração dos mercados de suínos nos diferentes estados brasileiros, no período de janeiro de 1980 a março de 2005. foram analisados aspectos relacionados à forma de relacionamento entre eles e à determinação dos mercados mais ou menos integrados. além do mais, analisaram-se os fatores que determinam o grau de integração entre esses mercados. O método utilizado neste estudo foi o de séries temporais, mais especificamente a análise de co-integração multivariada de modo geral, observou-se que o mercado brasileiro de suínos apresentou grande dinamismo em relação ao comportamento dos preços nas diferentes localidades que compõem o mercado, considerando que todos os ajustes ocorreram relativamente...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Integração de mercado; Suínos e co-integração multivariada; Market integration; Swine e multivariate co-integration; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109794
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Competitividade do sistema produtivo de cana-de-açúcar em Minas Gerais: abordagem Matriz de Análise Política AgEcon
Martins, Alexandra Pereira; Gomes, Marilia Fernandes Maciel; Rosado, Patricia Lopes; Ferreira Neto, Jose Ambrosio.
The objective of this paper is to evaluate the efficiency and the competitiveness of the sugarcane production in Minas Gerais, based on different production systems. The applied theory is based on the Theory of the Firm and of the International Trade. The analytical method is the Policy Analysis Matrix (PAM). The results suggest that the production systems are competitive and efficient and that the irrigated production system presented the greatest competitiveness.
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Competitiveness; Policy Analysis Matrix; Sugarcane; Crop Production/Industries.
Ano: 2007 URL: http://purl.umn.edu/55173
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Desempenho do comércio exterior em Minas Gerais: estrutura, vantagem comparativa e comércio intraindústria AgEcon
Martins, Alexandra Pereira; Silva, Fernanda Aparecida; Gomes, Marilia Fernandes Maciel; Rosado, Patricia Lopes.
The globalization, an international process evidenced in the 80's decade, has requested the government and economic agents an orientation to reach international levels of competitiveness by the various sectors of the economy. Besides this fact, Minas Gerais state is the second state exporter in Brazil. It emphasizes the importance of the analysis of the structure and behavior of the export sector, as well as their effects on different economic sectors in the period 1996 to 2008. The objective of this paper is to identify and analyze groups of products that Minas Gerais state has revealed comparative advantages, degree of concentration of products and destinations of exports, and intra-industry or inter-industry trade. The theoretical model is based on...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Revealed comparative advantage; Trade intra-industry; Exports; International Relations/Trade.
Ano: 2010 URL: http://purl.umn.edu/95071
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Effects of the Public Policies on the Natural Rubber Production in Sao Paulo and Mato Grosso States AgEcon
Rosado, Patricia Lopes; Tosto, Sergio Gomes; Gomes, Marilia Fernandes Maciel; do Carmo, Ciriaca A.F. Santana.
The objective of this study was to evaluate the effects of the government intervention on the expansion of the natural rubber production in Sao Paulo and Mato Grosso states. The method used was the policy analysis matrix, developed by MONKE and PEARSON (1989). The results showed that the production of natural rubber in those states has conditions to face the liberalization changes that have been taking place in the international market. The government's role in that process is relevant in order to promote the development of that activity and to reduce the distortions, since these impede that the market signals guide the producer decisions in an integrated economy into the world market. Some policy measures can be carried out to improve the competitiveness...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Competitiveness; Liberalization of markets; Natural rubber; Public policies; Agricultural and Food Policy.
Ano: 2005 URL: http://purl.umn.edu/24273
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FRUTAS PROCESSADAS SOB A FORMA DE SALADA: PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES E SUAS IMPLICAÇÕES NO MERCADO AgEcon
Rosado, Patricia Lopes; Pires, Monica De Moura; Perez, Ronaldo.
Neste estudo avaliam-se as preferências do consumidor quanto ao consumo de salada de frutas minimamente processadas em Viçosa, Minas Gerais. Especificamente, identificam-se os tipos de fruta para compor a salada; o preço que o consumidor estaria disposto a pagar pelo produto; a quantidade de produto por embalagem; o perfil do consumidor, entre outros fatores determinantes do consumo. Os dados obtidos foram submetidos à estatística descritiva. O consumidor potencial possui um perfil de indivíduo propenso a adquirir novos produtos, o que indica sua boa aceitação no mercado. Com relação à embalagem, poder-se-ia optar por cinco tipos de tamanho: 50g, 100g, 150g, 200g e 250g. De maneira geral, percebe-se que a salada de fruta pode-se constituir em oportunidade...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Demanda; Processamento; Ato de consumo; Demand; Processing; Act of consuming; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112765
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